30 jul 2021 Regressão do sono X saltos no desenvolvimento
Sabemos da importância do sono para a saúde de todos, inclusive das crianças.
Mas e quando de uma hora para outra o bebê que parecia já estar estável em suas horas de sono resolve partir para o agito sem razão aparente e bagunçar tudinho que foi tão difícil conseguir?
Calmem papais, é assim mesmo. Estamos aqui falando da REGRESSÃO DO SONO, algo totalmente normal no universo dos bebês. Uma regressão do sono descreve um período de tempo (de 1 a 4 semanas) quando um bebê ou criança que dormia bem e subitamente começa a acordar à noite ou começa a pular as sonecas (ou acorda mais cedo das sonecas) sem nenhuma razão aparente. Isso ocorre porque eles começam a se dar conta do mundo maravilhoso que existe e acabam ficando agitados.
Essas regressões do sono estão acompanhadas por algum salto de desenvolvimento.
⚠️ E QUANDO OCORREM?
Depende, afinal, cada criança é única e tem seu tempo. Normalmente, temos regressão do sono nas seguintes idades, não sendo necessário passar por todas:
🚼 4 meses
Seu bebê abandonou o padrão de sono de recém-nascido e começa a ter uma padrão mais parecido com o adulto, ficando mais acordado durante o dia junto com sonecas encurtadas;
🚼 8, 9 e 10 Meses
Nesta fase, a maioria dos bebês está dando grandes passos fisicamente (engatinhar, a ficar de pé, escalar etc) e de desenvolvimento cerebral, inclusive com a absorção de tudo que ouve. Aqui também é quando a maioria dos bebês está com pelo menos alguns dentes nascendo;
🚼 18 meses
Essa regressão tem muito a ver com a recém-descoberta fase de independência da criança. A ansiedade de separação também entra em jogo aqui e a dentição ainda é uma questão importante que pode atrapalhar muito o sono também;
🚼 2 anos
As transições que marcam esta etapa das crianças levam a uma regressão do sono exaustiva. Aqui nos referimos ao desfralde, treinamento e transição para uma cama de criança grande, pesadelos noturnos, entre outros.
⚠️ Papais, o que precisamos de vocês é de muita calma, paciência e sabedoria para lidar com todas essas mudanças. Como tantas outras, irá passar, e muito rápido.
E você mamãe, passou pela fase de regressão do sono? Conte no feed como foi sua experiência 😘