24 jan 2019 Benefícios da natação para as crianças
Praticar esportes traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente do ser-humano desde a infância, desenvolvendo a disciplina, sociabilidade e autoconfiança.
E não é à toa que é comum ouvirmos que a natação, além de ser um esporte completo e sem contraindicações, ainda nos torna hábeis para encarar praia e piscina com segurança. Ela é completa porque fortalece músculos, ajuda no tratamento de doenças respiratórias como asma e bronquite, trabalha a noção espacial e ajuda a desenvolver diversas outras habilidades psicomotoras.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a natação seja inserida na rotina da criança a partir dos seis meses de vida, pois, nesta idade, o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção. Além disso, o bebê também já estará imunizado contra algumas doenças.
Observe que seja estabelecido pelo professor de natação uma abordagem lúdica, pois isso será essencial para a continuidade do interesse da criança pelo esporte. É por meio da ludicidade que as crianças estimulam a espontaneidade, o prazer e a afetividade, construindo um relacionamento de segurança, conforto e confiança entre aluno e professor.